PESQUISA
Pensando no constante aprimoramento teórico, técnico e profissional, o PROSAME desenvolve uma atividade regular de estudos em teoria e prática psicanalítica.
Assim como em outras áreas, a clínica psicanalítica exige um constante esforço de reflexão e atualização por parte de seus profissionais, o que tem proporcionado ao logo da história, uma consolidação, nos vários grupos e escolas de psicanálise, do estudo rigoroso e troca de experiências entre os analistas.
Dispositivos como a supervisão ou mais especificamente os Cartéis (no caso da orientação lacaniana), são bons exemplos, não somente da importância das relações entre teoria e prática, mas também, da necessária formação continuada e do reconhecimento entre os pares, fortalecendo, cada grupo a seu modo, a presença do discurso psicanalítico na sociedade como possibilidade de alteridade.
Embora em constante diálogo com formas e procedimentos tipicamente acadêmicos, como congressos, publicações em periódicos, etc., a psicanálise não abre mão de seu lugar singular na sociedade, enquanto campo de saber e prática clínica, o que sustenta então, uma autonomia na constituição dos laços sociais e da formação dos analistas.
Desta maneira, nosso grupo de estudos se espelha nesta posição da psicanálise, reconhecendo procedimentos e formas que emergem do ethos universitário, como o outro com quem se faz laço, ao mesmo tempo em que demarca o lugar do “desejo do grupo”, que garante sua posição ética e autônoma.
Por Thiago F. de Borges (Diretor científico da clínica psicanalítica do PROSAME)
Espaço PSI
Rua Domingos Grosso, 40
Sala 4 - Venda Nova- BH
Sala 4 - Venda Nova- BH
Contato (31) 2538-5882
Whatsapp (31) 98650-7742
Whatsapp (31) 98650-7742